Em seu pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira (7), a vereadora Sheyla Galba (UB) apresentou um panorama da assistência oncológica em Sergipe. Em meio ao anúncio de mudanças na Secretaria de Estado da Saúde (SES), a parlamentar se disse “esperançosa de que as coisas mudem de verdade para melhor”.
Nas últimas semanas, Sheyla tem acompanhado de perto a situação de pacientes que chegaram a ficar 30 dias sem remédios imprescindíveis para o tratamento de câncer ofertados no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Parte dos medicamentos já foram disponibilizados, mas a vereadora apontou problemas na gestão da dispensação deles.
“Os nossos questionamentos são para que as pessoas tenham saúde digna. Desde 2015 essa é minha luta e estou há quase quatro anos falando as mesmas coisas. O Purinethol, por exemplo, que é usado no tratamento de pacientes com leucemia aguda continua em falta e quando o paciente liga para o Huse recebe a resposta de que não tem previsão de chegada”, relatou.
Galba desejou sorte ao novo secretário da Saúde, Cláudio Mitidieri, e reforçou seu compromisso com os pacientes oncológicos de Sergipe.
“Estou vereadora para o povo e pelo povo, isso não é frase de efeito, eu luto pelas pessoas que têm câncer porque eu senti e sinto na pele. Eu vou continuar lutando pelas pessoas que têm câncer doa a quem doer. Não adianta mudar de secretário se as ações não mudarem. Eu espero que as soluções comecem a chegar com celeridade na saúde como um todo, mas na oncologia principalmente porque o câncer não mata só na carne, mas na alma também e como mastologista o senhor (Cláudio) sabe disso. Estou esperançosa de que as coisas mudem de verdade”, disse a vereadora.